Coletivo A(r)mando o black

O coletivo A(r)MANDO O BLACK é um grupo que tem como proposta trocar informações sobre os cuidados com o cabelo crespo, a transição do cabelo quimicamente tratado para o cabelo natural, incentivar e fortalecer homens e mulheres em sua negritude para o enfrentamento e combate ao racismo, através do reconhecimento e posse da própria identidade.  As mulheres também propõem  encontros presenciais para cuidar do cabelo uma das outras perpetuando o afeto e a união entre as mulheres negras.

 

Em 2015, depois de conhecermos o grupo e nos depararmos com um texto maravilhoso, "Cabelos que carregam histórias", escrito por uma das administradoras do grupo, Dan Costa. Iniciamos em parceria a produção de um calendário tendo como linha condutora das fotografias o referido texto. O calendário foi custeado por todas as participantes e vendido.

O Coletivo A(r)mando o black surgiu de um encontro realizado no Parque Municipal de Belo Horizonte, organizado por uma de suas integrantes, a Tuty. Após o encontro, o grupo se deparou com o desejo de manter contato via internet e então foi criado o grupo no Facebook. A partir das discussões levantadas no grupo virtual veio a necessidade de desenvolver ações que divulgassem o movimento pró-cabelo crespo e levar essas discussões nas escolas e em  outros grupos que não têm acesso às redes sociais. Assim o coletivo passou a realizar ações de empoderamento para escolas e ocupações como a Guarani Kaiowá.

@a(r)mandooblack

administradora - Dan Costa e Fernanda Castro

Belo Horizonte - MG.