Doras

Sempre brinco que o Doras é a aula dos meus sonhos! A aula que eu nunca tive. (Luisa)

 

Idealizado e coordenado por Luisa Bahia, o projeto Doras, é um espaço de encontro para mulheres artistas de diferentes áreas para a exploração criativa dos “múltiplos sentidos da voz:  som, corpo, escrita, cena.” Trabalhar estados de presença e expressão através dos “discursos urgentes” que estas mulheres apresentam ao se inscreverem.

 

Iniciado em 2017, como fruto de um desejo antigo de promover encontros entre mulheres artistas, Luisa após o desenvolvimento de seu espetáculo autoral “Risco” compreendeu o como propor. “ Depois que eu vivi o ‘Risco’, senti que tinha uma coisa concreta para partilhar.” Nos encontros ela dispõe elementos teóricos/práticos de sua bagagem para que as artistas possam utilizar em seus processos criativos.

 

No mês de março, deste ano, 2018, ela e algumas colaboradoras promoveram o Festival Doras, que abriu espaço também para mulheres não artistas. Além da Oficina para mulheres artistas e da Vivência criativa para mulheres de outras áreas, ela promoveu o Café de Inventos, espaço para intervenções artísticas, roda de conversa e celebração da existência feminina. Estivemos neste encontro super acolhedor!

 

No café, pela manhã, apresentações dos trabalhos artísticos de algumas participantes (dança, música, poesia), muitas reflexões e trocas verdadeiras. Na parte da tarde, nos sentimos dançando junto com as participantes ao fazer os registros fotográficos. Vimos e sentimos mulheres mar, mulheres fogo, mulheres terra e mulheres vento. Imaginação expressa nos corpos que com muita entrega, presença, verdade e fruição se transformaram, se desnudaram.

 

“Um dos pontos chave deste trabalho é o desnudar-se. Romper a pele da serpente para deixar surgir uma outra natureza. É a gente se abrir para deixar a intuição e o nosso íntimo se revelar. Um corpo mais vivo e mais orgânico se revelando.”  

 

Doras é uma proposta potente que proporciona espaço ao empoderamento pelo fazer artístico. É uma proposta bonita ver e participar.

@luisadabahia

plataformadoras@gmail.com

(31)9 8817-5439

http://primeirosinal.com.br/artigos/doras-%E2%80%93-encontro-para-mulheres-artistas

 

LINKS PARA OS VÍDEOS:

DORAS 1ª edição: http://bit.ly/2BC7ZtP

DORAS 2ª edição: http://bit.ly/2DOyAKm

DORAS 3ª edição: http://bit.ly/2rX6Y0b