Coletivo Negras Autoras

Do portão, já escutamos e respiramos inspiradas. Um canto de vozes que entoam rezo, que nos convocam a quietude e a presença. Manu vem nos receber, abraço caloroso e receptivo. Na casa dos fundos, uma morada cheia de magia e cristais. Lá, cinco mulheres, negras, cantoras, autoras. Com seus tambores, bateria, violino, violão, patangome, gungas…

Numa conversa regada a improvisos musicais e muitos sorrisos escutamos histórias desse Coletivo de política poética. A Manu nos contou que o coletivo surgiu através do convite da Eneida: “foi para tirar nossas composições da gaveta e nos fortalecermos. Compositoras todas éramos, todas escrevíamos e tínhamos coisas guardadas”. E em 2015, com a aprovação em um edital, várias parcerias e uma força de vontade de fazer acontecer, surgiu o espetáculo cênico musical N.E.G.R.A. Mais tarde surgiu o espetáculo ERAS. E hoje o Coletivo segue com os dois espetáculos circulando e apresentando por vários lugares.

Como nos contou a Nath, vários trechos dos espetáculos são “ textos da vida da gente, uma recriação da nossa realidade.” “ Falam da atemporalidade. Dessas vozes que atravessam o tempo. Das nossas ancestrais mais longínquas, desde a África até as mais próximas nossas avós, mães, a gente, nossos filhos” (Júlia). “Inicialmente não pensamos em falar sobre feminismo e questões raciais, mas naturalmente isso aconteceu porque nossa vida gira em torno disso. Viver já é um ato político.” (Elisa)

São histórias de se ser mulher e de se ser mulher negra. Histórias de representatividade, que inspiram e que se refletem. “É pra essa mulher negra que tá vendo o espetáculo se identificar, porque falamos de coisas que vivemos no dia a dia. É poetizar a vivência da mulher negra. ”(Elisa).  O trabalho da Negras Autoras ativa memórias, sensações, reflexões, empatia, crescimento em que vê e escuta e também nas artistas. Manu, Elisa, Nath, Júlia e Viviane, mulheres que expressam no corpo e na voz as forças que atravessam o tempo, cantam música que fortalece, que ecoa e transforma.





Instagram: @negrasautoras

Facebook: @negrasautoras

Youtube: www.youtube.com/channel/UCE62hbc_8Ip60bx4qQ6Jwqg/videos


Belo Horizonte - Minas Gerais - Itinerante

Faça contato com a gente!
Será um prazer conhece-la (lo)!

31 9 8959 - 2008
31 9 9292 - 0064
coletivonaia@gmail.com
Belo Horizonte - MG / Brasil
           Incentivo                        Patrocínio               Realização

Projeto 441-2015 e Projeto 1375-2017

Desenvolvimento Coletivo Naiá