Matriarcas da Serra

O projeto Matriarcas da Serra surge em 2017, a partir da constatação da pesquisadora e jornalista, Simone Moura, quanto à invisibilidade do protagonismo feminino na construção do Aglomerado da Serra, conjunto de sete vilas, localizadas na região Centro-Sul de BH.


Foi a partir daí que Simone e uma equipe majoritariamente feminina, negra e periférica iniciou um trabalho de pesquisa sobre o surgimento e transformação da comunidade a partir da trajetória de mulheres.


O primeiro material produzido pela equipe foi o teaser Dalila, que conta um pouco da vida de Dalila Barbosa, importante liderança comunitária da região.

A partir dessa produção, aprovaram em 2018 junto à Prefeitura de BH, o projeto Matriarcas da Serra que tem na equipe Luísa Faria, Luísa Nonato,Thiago Pacheco, Nego Dê, Afonso Pimenta, Natalie Matos, Carol Lopes, Gabriela Matos e Simone Moura, ambas na direção do filme.


Ao longo deste ano foram entrevistadas 70 mulheres, com idades entre 40 a 100 anos, em sua maioria negras e pardas, todas elas moradoras das vilas que integram o Aglomerado. O intuito dessa diversidade de perfis mapeados é compor o mosaico de narrativas envolvendo a construção dessa comunidade centenária. Todas estas trajetórias serviram de inspiração para a construção coletiva do roteiro.


O filme não é sobre a história do Aglomerado da Serra é algo muito maior, universal. Nós não estamos somente registrando histórias, nós estamos lidando com desejos, expectativas, sonhos, experiências, relações que são construídas. As mulheres querem ser escutadas, querem ser vistas. (Simone Moura)


Além do filme, o projeto se desdobra em página facebook, perfil no instagram e um série de 8 publicações que serão entregues nas escolas e demais instituições localizadas na comunidade.


Instagram: @matriarcasdaserra

Facebook: fb/matriarcasdaserrabh

E-mail: matriacasdaserra@gmail.com

Contato: 31) 988601291 - Simone Moura | 993591764 - Luísa Faria

Integrantes: Afonso Pimenta, Carol Lopes , Gabriela Matos, Luísa Faria, Luísa Nonato, Natalie Matos, Nego Dê, Simone Moura, Thiago Pacheco


Belo Horizonte . Minas Gerais . Brasil . Digital . Arte, Cultura e Comunicação . Social, Militante e Educação . Audiovisual . Documentário . Aglomerado da Serra . Matriarcas .

Faça contato com a gente!
Será um prazer conhece-la (lo)!

31 9 8959 - 2008
31 9 9292 - 0064
coletivonaia@gmail.com
Belo Horizonte - MG / Brasil
           Incentivo                        Patrocínio               Realização

Projeto 441-2015 e Projeto 1375-2017

Desenvolvimento Coletivo Naiá