RPGirls

Elas enfrentam, ao mesmo tempo, duas grandes insígnias da estrutura machista dominante: mulheres não são inteligentes o suficiente, mulheres não sabem se divertir.


O RPGirls nasceu em 2013 com Mari, Gabi, Dani, Pamela, Bárbara, Laís e Carol, jogadoras que enfrentavam um ambiente hostil para as mulheres, um ambiente de abuso, mainsplaining, exclusão, às vezes sutil outras vezes nem tanto.

E por isso perceberam a dificuldade das mulheres de se aproximarem desse universo nerd devido a um sentimento de desajuste ao jogar provocado pelo ambiente, pela falta de representatividade e de ocupar espaços de protagonismo. Isso ficava muito nítido quando elas chegavam ao Clube de Jogos Sétima Armada e não encontravam nenhuma outra mulher.


Elas então se juntam e criam o RPGirls, experimentando produzir eventos pensados para receber essas mulheres, sendo o primeiro deles o 'Quero Jogar RPGirls'. Depois de dois eventos produzidos com sucesso, com presença de cerca de 80 mulheres em cada, e um tempo de amadurecimento da ideia, o Coletivo reorganiza o seu núcleo em 2018, hoje composto por Clarissa, Amana e Carol, e retomam as ações em um novo formato. E voltam arrasando com o 1º 'Jogue como uma Garota', com participação de cerca de 200 pessoas!


Com o objetivo de tornar os espaços mais seguros para as mulheres e de proporcionar que as mulheres e a comunidade LGBTQI+ se sintam bem em qualquer lugar, o RPGirls promove, atualmente, eventos mensais itinerantes levando esse modo agregador de jogar aos espaços.


Além disso, recebem jogadoras iniciantes e se dispõe a ensinar e apoiar essas mulheres que se aproximam a fim de trazer mais mulheres para o lugar do jogo. Os eventos são abertos a todas as pessoas, independente do gênero, mas a condução e a narrativa dos jogos são espaços exclusivos das mulheres.

Elas seguem mostrando que as mulheres podem ser executoras de atividades fantásticas e que os espaços estão aí, para serem ocupados!


'Vem jogar enquanto destrói o patriarcado'! Foram elas quem disseram isso!

Ficou interessada? Acompanhe os eventos por meio das redes sociais!


Instagram: @rpg.gilrs

Facebook: fb/rpgirlslife

E-mail: roleplayinggirls@gmail.com

Contato: 31 9937 11678

Integrantes: Mariana Meireles, Carol, Amana "Silumgar", Clarissa Assis



Belo Horizonte . Minas Gerais . Brasil . Intinerante . Social, Militante e Educação . Jogos . RPG . Nerd . Mulheres Jogadoras . Playing Girls

Faça contato com a gente!
Será um prazer conhece-la (lo)!

31 9 8959 - 2008
31 9 9292 - 0064
coletivonaia@gmail.com
Belo Horizonte - MG / Brasil
           Incentivo                        Patrocínio               Realização

Projeto 441-2015 e Projeto 1375-2017

Desenvolvimento Coletivo Naiá