Incentivo                        Patrocínio               Realização

Projeto 441-2015

Desenvolvimento Coletivo Naiá 
 

O Naiá é um coletivo de criação, produção e desenvolvimento artístico com temática voltada para questões femininas. O coletivo nasceu a partir dos interesses de pesquisa e de criação afins entre as envolvidas Catarina Maruaia, Lina Mintz e Renata Delgado, que visam um encontro entre a fotografia, a arte e o universo feminino.

 

Catarina Maruaia

Arte Terapeuta e educadora em sexualidade é quem cuida das vivências e oficinas oferecidas pelo coletivo, assim como quem escreve e interliga as ideias das integrantes. Carta curinga, faz de tudo um pouco! Tem um trabalho pessoal engajado que vale a pena conhecer!

 

Veja o trabalho pessoal de Maruaia:

www.setoque.art.com

@setoque.art 

  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon

Lina Mintz

Gestora Cultural e Fotógrafa, no Coletivo Naiá desempenha o papel de coordenadora de projetos e direção fotográfica. É ela quem cuida da expansão e sensibilização do olhar imagético do Naiá e ainda quem dita as regras do andamento das ações! Phoda ela, vê só!

Conheça mais do trabalho pessoal da artista: 

www.linamintz.com.br 

@linamintzfotografia

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

Renata Delgado

Produtora e designer, atua na produção executiva dos projetos e na criação de todas as artes do Naiá! Essa moça incrível é quem traduz na arte a essência do trabalho do Coletivo assim como é quem expande o alcance das ações além das fronteiras. Viajante e tecedora!

Na lenda original, tupi-guarani, Naiá foi uma virgem guerreira obstinada por ser escolhida pela Deusa Jaci (a lua), a ser levada ao seu reino, se transformando em estrela. Dizem que todas as noites Jaci iluminava o céu e, ao se esconder atrás da montanha levava consigo uma jovem índia especial que abandonaria seu corpo e seu sangue para se tornar luz e encantar os céus na escuridão.

Naiá desejava ser estrela de Jaci e, todas as noites cavalgava por todas as montanhas, sem nunca alcançar seu sonho. Até que em uma noite viu Jaci refletida em um lago, mergulhou nas águas na tentativa de chegar à deusa, e se afogou. Jaci reconhecendo a determinação da jovem Naiá a transformou em uma estrela especial, a estrela das águas: vitória régia. Que floresce branca como a lua somente ao anoitecer e ao nascer do sol ganha cores rosadas.

Somos muitas jovens índias determinadas como Naiá, que percorrem caminhos infinitos até conquistar nossos sonhos. Muitas de nós já floresceram, outras se afogam nas águas, outras ainda cavalgam em busca de reconhecimento mas, todas nós possuímos algo divinamente especial.

Somos mulheres e herdamos de Naiá a persistência, a determinação e entrega para os mistérios do caminho que nos leva aos nossos sonhos. Precisamos despertar a coragem da guerreira que existe em cada uma, atingir a sabedoria de florescer junto a origem e rosear diante da luz do outro.

Catarina, Renata e Lina são mulheres que constroem um sonho comum, que descobriram na expressão e na arte o encontro com a guerreira e desejam florescer, compartilhar e contribuir para o nascimento de muitas estrelas com o Coletivo Naiá.

Vamos fazer parte desse céu refletido?

Quem foi Naiá

Seu trabalho, de alguma forma contribui para o fortalecimento das mulheres? 

Faça contato com a gente!
Será um prazer conhece-la (lo)!

31 9 8959 - 2008
31 9 9292 - 0064
coletivonaia@gmail.com
Belo Horizonte - MG / Brasil
  • Facebook
  • Instagram