Ervanário São Francisco

"Eu não sei mais fazer outra coisa. É muita alegria, é muito profundo trabalhar com as plantas. É minha razão de viver." Tantinha.

 

As plantas sempre fizeram parte da vida da Tantinha, Aparecida Arruda, mas ela não imaginava que terra e a alquimia das ervas iriam se tornar o seu fazer na vida.

Aos 13 anos Tantinha curava umbigo dos recém nascidos e cuidava das parturientes, herança da sua avó Emília Joana, parteira e benzedeira. Mais tarde ao se casar e ser mãe estudou com Frei Capuchinho o uso medicinal das plantas a fim de utilizar esse conhecimento em casa com a própria família. E foi assim que surgiu o Ervanário São Francisco, do cuidado e afeto que Tantinha dedicava aos seus. Através da produção dos remédios, produtos naturais e alimentos para as pessoas próximas, aos poucos, ela se percebeu mergulhada na arte da cura pela natureza. Tantinha lembra que no início o seu marido, não acreditava nas plantas, no poder delas, mas acabou se envolvendo com a sabedoria do Frei e se envolveu tanto que dedicou a vida a estudar essa medicina a ponto de ouvir e conversar com elas. Fernando foi companheiro de vida e trabalho de Tantinha no Ervanário e cuidou de plantar pelo menos uma árvore por semana até o último momento da sua vida na terra que recebeu seu corpo de volta (+26/05/17). Hoje, Tantinha entende que trabalhar com as plantas é sua missão e reinventa o trabalho, agora sem a presença física do seu marido.

 

O Ervanário São Francisco produz medicamentos, cosméticos e lanches naturais que são encontrados na feira Terra Viva ou no próprio ervanário. Além disso, proporciona oficinas de agroecologia, alimentação e produção de cosméticos e temperos. Tantinha também faz parte da Comissão nacional de raizeiras  do cerrado. E contribui para o fortalecimento das mulheres ao defender seu ofício tradicional, a natureza, ao ajudar outras raizeiras a se capacitarem e a melhorarem suas práticas e condutas, ao transmitir seus conhecimentos auxiliando no resgate de hábitos saudáveis e ampliando possibilidades financeiras para as mulheres.

@tantinharaizeira

@ervanariosaofrancisco

ervanariosaofrancisco@gmail.com