As Panderista: “ As” por todas e “Panderista” pela força individual de cada uma.
Encontros descontraídos, espaços para experienciar e aprender dançando, tocando, cantando, trocando. O erro vira sorriso. A mana do lado te ajuda retomar o ritmo e você sente que tá tudo certo! Cada uma no seu tempo, mas todas juntas! A Manu Ranilla, a Anna Lages e a Luísa de Paula conduzem estes momentos em harmonia, escuta e respeito. Que lindo que é poder aprender juntas!
As Rodas de pandeiro As Panderista surgem, em 2016, a partir de uma demanda que chegou para a Manu, de algumas de suas alunas de percussão, de ter mais espaços, entre mulheres, para práticas com o pandeiro.
Para além do aprendizado técnico as Rodas tem o intuito de proporcionar o acesso de cada vez mais mulheres ao universo da percussão. Acesso geográfico, com encontros sempre próximo à estações de metrô; financeiro, com contribuições simbólicas; e de aprendizado, através de metodologias que podem ser compreendidas por todas, independente do nível de envolvimento que já tenham com o instrumento.
Hoje, o Coletivo Percussivo feminista As Panderista além das Rodas de pandeiro, que seguem sendo abertas, fazem apresentações com, principalmente, músicas autorais das três condutoras, Anna, Manu e Luísa.
De 2 à 150 mulheres é um movimento cíclico, fluido, de liberdade e diversidade onde se trabalha o corpo, a voz, a escuta, a troca, o apoio mútuo. Um espaço de reafirmação: A gente chega na roda e vê este empoderamento na prática, nesse momento que é nosso. E quando a gente tá ali abre-se uma percepção de que é possível. E que quando a gente tá junta isso tem uma outra força, muito maior. (Luísa).
Instagram: @aspanderista
Facebook: fb/aspanderista
E-mail: aspanderista@gmail.com
Contato: (31) 992207596
Integrantes: Manu Ranilla, Anna Lages e Luísa de Paula.
Belo Horizonte . Minas Gerais . Brasil . Intinerante . Arte, Cultura e Comunicação . Social, Militante e Educação . Música . Percussão . Pandeiro . Cultura Popular .
Comentarios