Sonia Assis

Sonia Assis é uma mestra, ela não direciona o seu trabalho a mulher. Atua com pessoas.


Prefere dizer que se aproxima do fortalecimento por meio do feminino presente em todos nós, sobretudo na arte. Já que a potência criadora é o encontro desses pólos feminino e masculino em equilíbrio, mas que só é possível com substância a partir do acolher, nutrir e transformar em matéria o que está latente naquele ser.


Artista e educadora, Sonia se dedica a conduzir pessoas no caminho da expansão do ser por meio do fazer artístico. Pra ela a vida é o caminhar, e enquanto caminhamos produzimos. Somos parte desse processo ininterrupto de criação universal e a arte nos mobiliza a entrar em expansão em consonância com a pulsação criadora do universo. E se há algo na vida que vale a pena, no ponto de vista dessa artista, é o mergulho na verdade de si mesmo.


O caminho de Sonia nos ensina sobre o tempo, sobre resistir a partir da poesia e leveza, nos ensina sobre um feminino compreendido por meio da linhagem ancestral. Sônia tem o caminho de mulher, que superou a ideia da inferioridade feminina e seguiu sob a proteção e apoio astuto do silêncio materno. Foi ser artista e começou a produzir na Escola Guignard da década de 70, no parque Municipal, quando iniciou também a própria expansão e descobriu que não somos só esse corpo. Casou, teve quatro filhas e uma pausa de 20 anos em uma carreira que começava a se estabelecer como professora da Escola Guignard, substituindo Almicar de Castro na disciplina de Desenho Bi tri dimensional, e como artista expondo e publicando sobre arte e educação.


"A vida é engraçada porque há um entrecruzamento de energias interessante", essa fala conta da sua retomada, depois de 20 anos dedicada a maternidade, o universo a coloca de volta na Guignard como professora, quando também retoma a artista e volta a expor.


Hoje, Sônia oferece oficinas no seu atelier pessoal para artistas e apreciadores do fazer em artes. Com as propostas:


- Encontro de gerações. Um grupo de crianças e parentes com ligações afetivas que estudam e produzem juntos com sua orientação.


- Estudo literário - teoria e prática. Um grupo de estudos teóricos fundamentando a produção de arte.


- Expressão em arte. Aula de experimentação e produção artística.


- Produção continuada. Encontros de orientação de trabalho e pesquisa em arte.


- Atendimento individual.


Estar com Sonia é um presente para quem se abre a levantar o véu e deixar-se ser visto, para quem se abre a trilhar o caminho de olhar pra dentro, receber e expandir a verdade que carrega.


O mistério é bom por colocar essa mestra nesse mundo. É ainda melhor por permitir que todas nós, do Coletivo Naiá, tivéssemos a chance de sermos suas crias.


Se há espaço pra costumes na arte, acreditamos que sim, Sonia, à bênção.

Catarina Maruaia, Lina Mintz e Renata Delgado.


Instagram: @atelie_soniaassis_

Contato: (31) 99916.7227

Endereço: Av. do Contorno 6437/407 - Savassi


Belo Horizonte . Minas Gerais . Brasil . Fixo . Arte, Cultura e Comunicação . Social, Militante e Educação . Arte Educação . Artes Visuais . Arte Contemporânea . Ateliê

Faça contato com a gente!
Será um prazer conhece-la (lo)!

31 9 8959 - 2008
31 9 9292 - 0064
coletivonaia@gmail.com
Belo Horizonte - MG / Brasil
           Incentivo                        Patrocínio               Realização

Projeto 441-2015 e Projeto 1375-2017

Desenvolvimento Coletivo Naiá