Incentivo                        Patrocínio               Realização

Projeto 441-2015 e Projeto 1375-2017

Desenvolvimento Coletivo Naiá 

Minhas Plantas, Meu Quintal

A história dessa iniciativa está muito ligada a história da Ana Maria, mulher de uma energia que articula e interliga pessoas e interesses de uma forma leve e despretensiosa. Ana Maria, acredita em um mundo melhor em formas diversas de fazer a diferença, de acordo com ela os desafios sempre existirão, superá-los tem a ver com o modo que cada um escolhe agir.


Dona de um sorriso delicioso e uma personalidade forte, Ana Maria se dedicou muito tempo a profissão de psicóloga, a militância e política. Sempre atuando em prol do seu povo e de um mundo com mais qualidade de vida. Há cerca de três atrás ela começa a sentir a necessidade, depois de tanto tempo atuando em esferas distantes de casa, de voltar a atenção para os de perto e retomar aquilo que alimenta a alma com o aconchego de estar perto.


Foi então que Ana Maria, junto à suas filhas, netos e alguns amigos começam a plantar e doar mudas às pessoas e espaços. Ela, que também é benzedeira e candomblecista diz ter sido orientada por seu guia (Preto Velho) a trilhar no caminho da cura. Ana Maria segue benzendo, doando mudas, trocando informações, apoiando o reconhecimento do potencial de cura das avós. E como boa costureira liga pessoas e iniciativas que a vida apresenta.

Em 2018, Ana Maria foi convidada a participar do ENA (Encontro Nacional de Agroecologia) compondo a agenda da tenda da saúde onde falou sobre tradição. Nessa oportunidade compreendeu como ligar todo o seu repertório dando início ao 'Prosas' encontro de troca de saberes tradicionais.


O 'Prosas' costura o bate papo, a fé, o conhecimento das ervas e a busca por uma alimentação e estilo de vida saudáveis de uma forma simples que resgata o tempo de presença, a valorização dos múltiplos saberes, sem um formato acadêmico, um espaço democrático onde todos ensinam e todos aprendem uns com os outros.


O 'Minhas plantas, Meu Quintal' hoje está se transformando em um coletivo que une as ações de plantio e doação de mudas, o prosas, os encontros de benzeção. O 'Prosas' acontece todo segundo sábado do mês no centro cultural do Ipiranga. E você pode acompanhar todas as ações do Minhas plantas, meu quintal por meio das redes sociais.


Como Ana Maria mesmo nos disse, tudo o que está sendo ofertado nesse movimento está transbordando, sobrando não só nela, como em cada um que chega pra contribuir de alguma forma. É uma iniciativa tão grande quanto a força que vibra dentro dessa mulher e das pessoas que estão junto fazendo acontecer!


Instagram: @m.plantas.meuquintal

Contato: 31 99663-0999 (Ana)


Belo Horizonte . Minas Gerais . Brasil . Intinerante . Social, Militante e Educação . Plantas medicinais . Plantar . Cultura Popular . Raizeiras

Faça contato com a gente!
Será um prazer conhece-la (lo)!

31 9 8959 - 2008
31 9 9292 - 0064
coletivonaia@gmail.com
Belo Horizonte - MG / Brasil