Coletivo Luna é uma iniciativa social, sem fins lucrativos, que atua com atividades formativas para jovens. Formado em 2016, inicialmente pela Camila Moura, Erika Divina e Débora Andrade o Coletivo promove oficinas, vivências, exposições e rodas de conversa que permeiam três eixos principais: sexualidade, gênero e raça.
No Projeto “Papo de Meninas, uma das principais atividades que elas promovem, meninas entre 10 e 14 anos ao longo de, geralmente, 10 encontros têm a oportunidade de refletir sobre afirmação identitária, de gênero, de raça, feminismo, sagrado feminino, sexualidade… É inspirador, ver jovens, já nessa idade, através do espaço de acolhimento, fala e escuta reconhecerem e afirmarem seus potenciais como mulheres.
"São histórias que se correlacionam. Quando encontro com essas meninas, somos nós falando: ‘Olha, eu vejo você. Você não está passando por isso sozinha. A gente está aqui, a gente tá se fortalecendo’. Então se tem alguém me vendo, eu posso fazer um movimento aqui. Eu posso sair, inclusive. Encontrar outras portas, outros lugares, outras possibilidades.
O que me move fazer o que eu faço é saber que isso pode mudar a vida delas, porque isso mudou a minha vida. Foi a oportunidade que eu tive de encontrar com bons professores, que despertou hoje a mulher que eu sou. E acho que essas trocas contribuem, para nós enquanto mulheres, para as meninas que estão crescendo, para outros grupos, para outros coletivos." Erika
Hoje o Coletivo cresceu e é composto por 9 integrantes (8 mulheres e 1 homem), que em apoio mútuo também se fortalecem entre si. Têm objetivo de descentralização, promovendo atividades nas favelas, em escolas e espaço públicos com temas voltados aos direitos sociais a fim de criar um ambiente que motive a consciência desses jovens sobre seus direitos e poderes, possibilitando o pensamento crítico e livre para o alcance de novas perspectivas.
Instagram: @lunaprojeto
Facebook: fb/projetoluna
E-mail: projeto.lunabh@gmail.com
Contato: (31) 988531917
Integrantes: Camila Moura, Erika Divina e Débora Andrade
Belo Horizonte . Minas Gerais . Brasil . Intinerante . Social, Militante e Educação . Gênero . Raça . Sexualidade . Feminismo . Juventude . Periferia . Afirmação Identitária .
Comments