Incentivo                        Patrocínio               Realização

Projeto 441-2015 e Projeto 1375-2017

Desenvolvimento Coletivo Naiá 

    Presença Feminina

    "A bênção, ela protege, ela nos guia.

    Minha mãe me ensinou. "


    Acostumadas ao fazer silencioso, ao fazer que ancora e sustenta toda uma comunidade ou família. Tão acostumadas a doar de si mesmas e a ocuparem um lugar muitas vezes invisível, as mulheres precisam fazer serem vistas, dar luz a união e ao fortalecimento entre mulheres, marcar presença, Presença feminina.

    A iniciativa, Presença feminina, surge em 2007 na Chácara da arte, em Santa Luzia. Com um formato de roda de conversa e vivências que tornava visível a presença das mulheres nesse movimento. A partir das experiências vividas nesse espaço as integrantes do movimento aprovam, em 2010, um projeto que visava o fortalecimento das mulheres e promovia a visibilidade da presença feminina em 10 comunidades quilombolas de Minas Gerais.

    Durante a execução do projeto com mulheres quilombolas notou-se a proximidade entre a vida dessas mulheres mesmo em territórios tão diferentes. Nós mulheres comungamos das mesmas dores, os mesmos desafios e necessidades. Claro, que cada uma traz consigo as especificidades dos recortes sociais, raciais e econômicos. Mas sabemos o que são as questões do feminino, e essa sintonia foi trabalhada com sensibilidade, por meio de cartas trocadas entre mulheres de territórios diferentes que viam ali, na narrativa das histórias umas das outras, espelhos da própria realidade.

    Em 2014, o Presença Feminina ganha apoio da Vereadora Suzane Duarte, e ligado ao mandato dela passa a existir com uma frequência mensal de forma itinerante e aberta a comunidade. Com um núcleo composto de 8 mulheres (Marilene, Suzane, Kate, Rosa, Fabiana, Luciene, Maria Rosa e Fabi Luiza) que produzem e idealizam as vivências e temáticas de cada encontro, a roda mensal do projeto acontece em locais onde há a presença feminina fortalecida ou precisando de fortalecimento.

    Fora os encontros mensais, essas mulheres articulam com outros grupos femininos existentes na região e promovem o 'Mulheres sustentáveis' programa por meio do qual acompanham 10 mulheres em situação de extrema vulnerabilidade.

    Ao reunir tantas mulheres em roda, ao darem espaço pro afeto, pra empatia, para projeção da voz, o Presença feminina resgata um saber ancestral "se as mulheres abaixarem os braços o céu desaba" e se, se unirem curam e transformam esse mundo". (provérbio africano.).


    Para saber mais sobre a agenda e as ações do Presença Feminina utilize os contatos:


    Email: maryodara@hotmail.com

    Contato: 31 36344251

    Endereço: Rua Paraná ,175. São Benedito. Santa Luzia - MG.




    Belo Horizonte. Minas Gerais. Brasil. Mulheres de terreiro.

    Faça contato com a gente!
    Será um prazer conhece-la (lo)!

    31 9 8959 - 2008
    31 9 9292 - 0064
    coletivonaia@gmail.com
    Belo Horizonte - MG / Brasil