Abre a Roda Mulheres no Choro

Imagina o impacto de assistir uma roda de choro composta exclusivamente por instrumentistas mulheres. Agora, imagina essa roda com 16 delas. Imaginou? É o que causa o “Abre a Roda Mulheres no Choro”.


Foi justamente pelo incômodo que a atriz, cantora e produtora Michele Barreto sentia com a ausência de mulheres em rodas de choro, que em 2017 iniciou uma busca por mulheres que tocavam choro em Belo Horizonte para participar de um ensaio aberto e definir um repertório para as primeiras apresentações.


Inicialmente a proposta do grupo formado era fazer uma apresentação por mês em bares geridos por mulheres, uma confluência de mulheres. Porém, em 2018, Michelle Barreto muda-se para São Paulo e o grupo, sem a idealizadora e articuladora dos shows e rodas, permanece por um período à deriva.


Depois de um tempo o grupo se reorganiza e cria um núcleo gestor das atividades responsável por cuidar e priorizar as ações do Abre a Roda Mulheres no Choro. Atualmente, elas se apresentam de forma itinerante em bares e espaços culturais da cidade, assim como em festas e eventos por contratação.


Os ensaios, hoje restritos ao grupo, acontecem todas as quintas-feiras e são momentos de transformação pessoal e profissional proporcionados pela troca entre mulheres e pelo o que a música proporciona.


Estar entre essas mulheres, musicistas e instrumentistas ressoa na alma as sutilezas de um feminino múltiplo, além dos padrões definidos à música e ao gênero. Elas estão por aqui, inspirando mulheres, representando lugares possíveis a todas aquelas que desejam ocupá-los. E mostram de uma maneira irreverente o próprio modo de fazer música, uma vez que a arte entre essas mulheres dá espaço ao apoio, ao encorajamento, a potencialização do que elas têm de único. Elas não estão para provar que são phoda, mas acabam fazendo isso sem querer!

Para conhecer mais e acompanhar a agenda delas acompanhe as redes sociais do grupo Abre a Roda Mulheres no Choro!


Instagram: @abrearodamulheresnochoro

Facebook: fb/abrearodamulheresnochoro

E-mail: abrearodamulheresnochoro@gmail.com


Contato: 27-99982-0507 (Bárbara Veronez/Integrante)

31-99398-5048 (Larissa Scarpelli/Produtora)


Integrantes: Alice Valle, Bárbara Veronez, Cláudia Sampaio, Camila Menezes, Luciana Alvarenga, Marina Gomes, Maria Bragança, Raissa Anastásia, Shari Simpson, Tauini Mauê, Thamiris Cunha


Belo Horizonte . Minas Gerais . Brasil . Intinerante . Arte, Cultura e Comunicação . Música . Instrumentistas . Choro . Mulheres no Choro

Faça contato com a gente!
Será um prazer conhece-la (lo)!

31 9 8959 - 2008
31 9 9292 - 0064
coletivonaia@gmail.com
Belo Horizonte - MG / Brasil
           Incentivo                        Patrocínio               Realização

Projeto 441-2015 e Projeto 1375-2017

Desenvolvimento Coletivo Naiá