Incentivo                        Patrocínio               Realização

Projeto 441-2015 e Projeto 1375-2017

Desenvolvimento Coletivo Naiá 

    Minas de Minas

    'Muita mulher junta não dá certo', esse foi o segundo mito que as ‘Minas’ fizeram cair por terra. O primeiro ? Que 'a rua não é lugar de mulher'.


    Elas são um coletivo de mulheres grafiteiras que pintavam cada uma individualmente e enfrentavam os mesmo desafios, as mesmas questões e tinham visões e ideias próximas sobre o universo feminino e o movimento da arte urbana, faltava apenas se conhecerem.  E foi em 2012, num evento no Rio de Janeiro que elas se descobriram e se uniram pra fortalecer o trabalho e a vida.

    É assim que elas veem o coletivo,  um grupo de vida que contribuiu na evolução individual do trabalho de cada uma, mas principalmente as ajudou no amadurecimento enquanto mulheres e no relacionamento interpessoal.

    Elas estão na rua, fazem parte da cena urbana, interferem no movimento enquanto alteram a paisagem. Fazem a diferença na vida das pessoas, mas como a própria vida a arte é efêmera, ela permanece na performance de quem pinta e no muro que sofre as alterações do tempo. 

    Muitos são os motivos que as fazem seguir com o projeto: a relação com a cidade, a quebra da rotina, o momento de desconectar, interferir na cena e no cotidiano de quem passa.  Para além do muro elas inspiram outras mulheres e fortalecem o trabalho de outras grafiteiras que iniciam ou estão na luta do fazer.

    Lídia Viber, Krol, Nica, e Musa, as Minas de Minas  fazem acontecer com os projetos:

    Minas de Minas convida,

    Minas de Minas visita,

    Delas,

    Nós podemos tudo.

    Registramos uma pintura do projeto nós podemos tudo, onde o coletivo faz releituras de mulheres importantes pra elas e misturam referencias retratando a força e  a potencia dessas mulheres. A construção da imagem, do painel é coletiva realizada a partir da escolha do muro. Todas as obras matém o centro circular.  Lídia Viber é a responsável por digitalizar o layout e aplicar às dimensões do muro. A pintura é feita por todas as mãos.

    Saiba mais sobre o trabalho dessas mulheres incríveis!


    Instagram: @minasdeminascrew

    Youtube: @minasdeminascrew

    Facebook: @minasdeminas

    Email: minasdeminasbh@gmail.com




    Belo Horizonte. Minas Gerais. Brasil. Coletivo de grafiteiras. Arte, cultura e comunicação.

    Faça contato com a gente!
    Será um prazer conhece-la (lo)!

    31 9 8959 - 2008
    31 9 9292 - 0064
    coletivonaia@gmail.com
    Belo Horizonte - MG / Brasil