Samba na roda da saia

Felicidade, segurança, leveza e diversão no trabalho. Muita mulher junta é felicidade pura, né?!

O Samba na Roda da Saia nasceu pelo coração de Rosane Pires Viana, frequentadora e amante do samba, mulher negra engajada em muitas causas, sobretudo das mulheres que lutam por um mundo mais humano, diverso e respeitoso.

Rosane, cansada de ir aos sambas e encontrar apenas homens cantando e tocando, sabendo da existência de mulheres brilhantes que muitas vezes estavam ali na plateia ao invés de estarem fazendo música.  Convidou um grupo delas para iniciar o Samba na Roda da Saia.

A princípio as mulheres se reuniam na casa da mãe de Rosane e tinham o intuito de se formarem, trocar experiência, exercitar a ‘arte de sonhar e cantar’. Desde 2014 à frente do projeto, Rosane segue com uma proposta na qual a banda base é fixa e composta somente por mulheres enquanto as cantoras são convidadas e promovem uma rotatividade.

Hoje, o Samba na Roda da Saia está presente em casas de show, eventos, teatros, feiras e congressos, circulando de forma ativa no circuito cultural de Belo Horizonte. Cada integrante possui seu trabalho individual, porém ainda se dedicam ao projeto por reconhecerem nele um lugar de força e representatividade.

De fato o projeto é na essência a valorização e reconhecimento do talento das musicistas e cantoras dessa cidade. Pois, além de unir essas mulheres talentosas e dar visibilidade ao trabalho de cada uma, além de cantarem a música feita e cantada por outras mulheres já a mais tempo na vida do samba, ele inspira outras mulheres a lutarem pelo que gostam e acreditam, a ocuparem espaços ainda excludentes e preconceituosos e mudar a realidade.

O Samba na Roda da Saia é sustentado, fortalecido por essas mulheres e outras tantas: Iara Luiza, Fernanda Vasconcelos, Solange Caetano, Fabíola de Paula, Nanda Bento, Rosane Pires Viana. Cantoras Convidadas: Dóris Samba, Silvia Gomes, Giselle Couto, Cimara Ribeiro, Adriana Araújo, Carla Gomes, Júlia Rocha, Mariana Gomes são algumas delas.


Facebook: @sambanarodadasaia

Instagram: @sambanarodadasaia

Email: sambanarodadasaia@gmail.com




Belo Horizonte. Minas Gerais. Brasil. Itinerante. Arte, cultura e comunicação. Samba. Música. Mulheres Negras. Coletivo.

Faça contato com a gente!
Será um prazer conhece-la (lo)!

31 9 8959 - 2008
31 9 9292 - 0064
coletivonaia@gmail.com
Belo Horizonte - MG / Brasil
           Incentivo                        Patrocínio               Realização

Projeto 441-2015 e Projeto 1375-2017

Desenvolvimento Coletivo Naiá