Incentivo                        Patrocínio               Realização

Projeto 441-2015 e Projeto 1375-2017

Desenvolvimento Coletivo Naiá 

    Teatro entre elas

    Imagine um grupo de senhoras que se encontram, religiosamente, duas vezes na semana, para vivências arte terapêuticas, experimentações de jogos teatrais, canto, ensaios, preparação corporal e dança. Imagine encontros nos quais a arte do teatro e a arte da vida se misturam, através de trocas ‘entre elas’. Esse grupo existe, vive na Casa do Beco,  Barragem Santa Lúcia – BH,  e tem nome: Coletivo O Teatro Entre Elas.

    O Coletivo começou com um encontro da terceira idade promovido pelo CRA’s há cerca de 6 anos. A maioria das mulheres buscava uma atividade fora de casa, já que ser mãe e avó na comunidade não é uma tarefa muito tranquila. A princípio, o grupo contava com a participação de 26 mulheres. Com o tempo, o CRA’s não mais conseguia atendê-las e, devido a tantas dificuldades com a disponibilidade de espaço para os ensaios, o coletivo passou a se encontrar na Casa do Beco, local onde o professor Nil César promovia outras atividades.

    O primeiro espetáculo produzido por elas - ‘Quando eu vim para um Belo Horizonte’ - estreou na Casa do Beco e percorreu outros espaços, inclusive a Sala Juvenal Dias no Palácio das artes, em 2015. Essa peça conta um pouco da história dessas mulheres, que têm em comum o fato de serem naturais do interior e chegarem ao Morro do Papagaio em busca de uma vida melhor. De certa forma, ouvir a história dessas senhoras é conhecer a história do morro, sua formação, características e personalidade.

    Da formação inicial ficaram 6 mulheres, às quais somaram-se outras 8 participantes da oficina "O Afeto na Melhor Idade", realizada até o ano passado, pela Casa do Beco, em parceria com o Posto de Saúde Santa Lúcia. Elas garantem que essa história não vai acabar tão cedo. O teatro virou uma paixão, além do momento de cuidarem de si e uma das outras. O espetáculo artístico deixou de ser só um hobby a partir do momento em que elas perceberam um crescimento pessoal, um reconhecimento através do trabalho e tornaram-se uma inspiração para outras mulheres.

    Agora, o Coletivo O Teatro Entre Elas segue com o segundo espetáculo que estreou em dezembro de 2016, também na Casa do Beco - ‘Mãe, raiz do Morro’ - em que narram as dificuldades da maternidade na comunidade onde vivem. Os encontros acontecem todas as segundas e sextas-feiras, de 14:00 às 16:30h, quando se dedicam aos ensaios e à manutenção dos espetáculos.

    Integrantes: Adeguimar Maria, Adriana Borges, Cruzelina Lúcia, Dionisa Marques, Junia Conceição, Maria das Mercês, Maria do Carmo, Maria Geralda de Paula, Maurina Eugênia, Milta Maria, Rita Cardoso, Rosalina Cardoso, Suzete Izidoria e Rubia de Sena.


    Facebook: @acasadobeco

    Site: www.casadobeco.org.br

    Email: contato@casadobeco.org.br




    Belo Horizonte. Minas Gerais. Brasil. Fixo. Arte, culta e comunicação. Teatro. Coletivo. Mulheres negras. Mulheres periféricas.

    Faça contato com a gente!
    Será um prazer conhece-la (lo)!

    31 9 8959 - 2008
    31 9 9292 - 0064
    coletivonaia@gmail.com
    Belo Horizonte - MG / Brasil